Acupuntura no Esporte
O crescimento no esporte de um modo geral é visivelmente notório e crescente nas últimas décadas, nesta mesma proporção crescem e evoluem os treinamentos desportivos, exigindo cada vez mais dos atletas e de sua saúde.
Hoje as competições são decididas nos pequenos detalhes, muitas vezes são frações de segundos que separam o primeiro do segundo colocado.
Diante disto, qualquer fator passa a ser de extrema importância na melhora da performance do atleta.
Na vida de um atleta existem dois pontos principais, o primeiro é evitar lesões, o que leva o atleta ao afastamento de treinos e competições e o segundo é melhorar seu rendimento, o que leva ao sucesso!!
Porém as lesões desportivas são frequentes em atletas profissionais, sendo as principais como entorses, distensões musculares, contusões, câimbras, lesões ligamentares e etc.
Existem relatos que há mais de 3000 anos, já se utilizavam pontos especiais de acupuntura antes de longos combates de lutas marciais, que aumentavam a resistência dos lutadores.
A utilização dos recursos da medicina chinês, está desta forma relacionado à pratica esportiva e com as artes marciais há milênios.
Dentre os principais benefícios da acupuntura estão a resposta rápida do tratamento, grande capacidade terapêutica, ação analgésica, ação anti-inflamatória, promove a diminuição de edemas e abrevia o tempo de recuperação em lesões musculares e articulares, libera as tensões musculares, diminui o estresse e a ansiedade, melhora o tônus e elasticidade muscular e melhora o sono, melhorando diretamente no desenvolvimento do atleta.
O Departament of Health and Exercise Science – Tia jin University-China/2007 analisou o efeito da eletroacupuntura sobre a força muscular.
Foi aplicado eletro estímulo em 30 homens saudáveis com idade média de 20 anos e não atletas, foram feitas 3 sessões semanais durante 4 semanas, com aplicações somente na perna direita.
Foram feitos teste pré e pós aplicação de máxima resistência do músculo tibial anterior em dorsiflexão de ambas as pernas e o resultado foi um aumento significativo da força de ambas as pernas, sendo um aumento de 21,3% para a perna direita e de 15,2% para a perna esquerda.
Isso possibilita mais estudos e mais confirmações que a acupuntura pode ajudar além de diminuir as dores musculares e atuar no psicológico dos atletas pode também melhorar a performance dos atletas.
Ref. I Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa - EBRAMEC
Prof. Marcia Carneiro
Comentários
Postar um comentário